

O desafio deste projeto era disponibilizar informações sobre os produtos e conteúdos relevantes para aumentar os acessos ao site, destacar o leite de magnésia e alcançar as primeiras posições nos resultados de busca orgânica no Google. O time de marketing desejava que os consumidores associassem os produtos Estomazil como a melhor opção para aliviar desconfortos gástricos.
Iniciamos o projeto de pesquisa com materiais de planejamento e dados da marca fornecidos pelo time de planejamento. Identificamos o perfil do consumidor e realizamos um benchmarking para entender as principais oportunidades em relação à concorrência.
Na etapa de desk research, analisamos dados do Google Analytics do site antigo, resultados de busca orgânica e opiniões dos consumidores sobre a marca e produtos nas redes sociais. Utilizamos ferramentas como a Matriz CSD, How Might We (HMW) e Stilingue nessa etapa.
Um dos principais insights que aplicamos no novo site foi relacionar cada apresentação de Estomazil a uma situação de uso no dia a dia, estimulando o consumidor a comprar as variações conforme a praticidade ou custo-benefício de cada momento.
Com base nos dados coletados, informações essenciais e estratégias definidas para a apresentação dos produtos, desenhei a arquitetura do site contemplando esses pontos.
A primeira etapa do desenvolvimento foi criar o wireframe do novo site.
Uma diferença importante no novo site foi apresentar o produto nas versões sachê e frasco na mesma página, já que a única diferença entre eles era a quantidade de produto. No site antigo, cada apresentação tinha sua própria página, o que causava confusão e levava os consumidores a pensarem que eram produtos diferentes. Essa solução eliminou a duplicidade de informações, melhorando a navegação.
Após a aprovação do wireframe e validação do conteúdo e navegação, criei os layouts das páginas e o protótipo de alta fidelidade. A identidade visual da marca me permitiu trabalhar com cores e imagens, enriquecendo a seção de modo de uso de cada produto e melhorando a experiência do usuário.
A conclusão do projeto foi extremamente satisfatória. Alcançamos todos os objetivos iniciais, as páginas dos produtos ficaram completas, exploramos bem as informações do leite de magnésia, e o site alcançou a primeira posição nos resultados de busca orgânica do Google.
Um ponto de destaque foi o alcance da nota máxima nas métricas de acessibilidade para mobile e desktop.
Apresento abaixo algumas telas criadas durante o processo de desenvolvimento do projeto.
O protótipo navegável pode ser acessado neste link.