

Epocler tinha um site antigo em formato de uma página, sem muitas informações sobre a marca e seus produtos. No briefing recebido do time de marketing, o pedido era para que o site explicasse a finalidade do produto principal da marca, diferenciasse os produtos, comparasse os benefícios dos produtos em relação à concorrência e permitisse a inclusão de novos produtos no futuro.
O novo site também tinha como objetivos, para a área de Martech e Plataformas Digitais, aumentar o tráfego, melhorar o SEO para alcançar a primeira posição na busca orgânica do Google e aprimorar a performance total do site.
Iniciei o projeto realizando uma Desk Research sobre a marca e o produto, analisando resultados encontrados em pesquisas orgânicas e dados coletados no Google Analytics, Google Trends e Google Search Console.
Na etapa seguinte, realizei um benchmarking dos principais concorrentes, analisando seus sites para identificar padrões de design e informações utilizadas. Também analisei o site antigo da Epocler para definir o conteúdo necessário para o novo site.
Após essas pesquisas, preenchi a Matriz CSD para validar as Certezas, Suposições e Dúvidas sobre a marca e produtos, e usamos a mesma para identificar esses pontos da perspectiva dos consumidores. Esse estudo revelou que os consumidores não sabiam exatamente a finalidade e a forma correta de utilização dos produtos, pontos trabalhados de forma clara no novo site.
Utilizei a ferramenta "How Might We" (HMW) para encontrar soluções e insights para resolver os problemas identificados nas pesquisas e definir o escopo do novo site.
Com todas essas informações reunidas, desenhei a arquitetura do novo site contemplando as necessidades da marca, dos produtos, e principalmente, dos consumidores para facilitar o acesso às informações que eles antes não encontravam claramente.
Com a arquitetura do site aprovada, criei o wireframe e validei o fluxo de navegação e conteúdo com o time de marketing.
Após a aprovação do wireframe, desenvolvi o layout das páginas do site, respeitando a identidade visual da marca, e criei o protótipo de alta fidelidade das versões mobile e desktop para aprovação e handoff com o time de desenvolvimento.
Os objetivos iniciais foram alcançados. Conseguimos inserir no site todas as informações necessárias sobre os produtos, o site aparece na primeira página de busca do Google várias vezes de forma orgânica, e as métricas de performance, como acessibilidade, desempenho e SEO, atingiram notas excelentes.
Apresento abaixo algumas telas criadas durante o processo de desenvolvimento do projeto.
O protótipo navegável pode ser acessado neste link.